Você Consegue Calcular Esta Área Envolvendo Círculos?

área hachurada círculo
Área Hachurada Envolvendo Círculos – FOTO: Canal Descomplicando a Matemática

Quando se fala em calcular área hachurada de uma figura geométrica, bate um pavor em qualquer um, mas neste post, tu aprenderás de um jeito fácil e didático a calcular a área hachurada onde se tem um quarto de círculo e dois semicírculos. Vem comigo até o final.

1. Conhecendo a questão

Seja um quarto de círculo cujo raio mede 6cm e, dentro desta figura, dois semicírculos inscritos, isto é, grudadinhos dentro do quarto de círculo.

área hachurada

A questão é, qual a área hachurada desta figura, isto é, a parte vermelha do quarto de círculo?

Para podermos calcular, é importante saber calcular áreas de figuras hachuradas.

2. Calculando Área Hachurada

Qualquer área hachurada, a melhor maneira de calcular é: Calcule a área da figura maior, ou seja, este quarto de círculo, que chamaremos de Aq.

Depois de calculado o quarto de círculo (figura maior), basta calcular as áreas das figuras que estão dentro desta figura maior.

Estas figuras menores chamaremos de A1 (semicírculo maior) e A2 (semicírculo menor).

E para finalizar, basta utilizar a área da figura maior e subtrair pelas áreas das figuras dentro do quarto de círculo, logo o resultado final será a área da figura hachurada.

Tenho um exercício parecido com este para calcular a área de uma figura hachurada, bastando CLICAR AQUI!

3. Calculando a Área do Quarto de Círculo (Aq)

Vai ver que é muito fácil calcular este quarto de círculo, bastando apenas saber a área do círculo, que segue a seguir no quadro.

Sabendo que a área do círculo é A=πr² e, que um quarto de círculo, como o nome já diz, é a quarta parte deste circulo,o que matematicamente podemos dizer que: um quarto de círculo é 1/4πr², ou seja, Aq=1/4πr².

Sabendo que o raio deste quarto de círculo é 6cm, basta substituir o 6 no lugar do r na fórmula.

Desenvolvendo os cálculos, ou seja, calculando (que resultará em 36) e dividindo 36 por 4 (isso podemos fazer quando só envolve multiplicação e divisão, onde resultará em 9), teremos como resultado de Aq=9π.

Quer aprender as propriedades da radiciação de um jeito diferente? BORA CLICAR AQUI!

4. Calculando a Área do Semicírculo Maior A1

A lógica é a mesma em relação ao quarto de círculo, porém é um semicírculo, bastando saber o cálculo da área do círculo (A=πr²) e, como o semicírculo é a metade de um círculo, logo a fórmula da área do semicírculo é A1=1/2πr².

Só que neste caso, “não temos” o valor do raio, digamos, de uma forma direta, mas se tu observares, o diâmetro deste semicírculo é o mesmo valor do raio do quarto de círculo, isto é, 6cm e, como o raio é a metade do diâmetro, portanto o raio deste semicírculo é 3cm.

Agora como sabemos que o raio deste semicírculo é 3cm, basta substituir este valor na fórmula A1=1/2πr², ou seja, no lugar de r, colocamos o valor de 3.

Desenvolvendo o cálculo, 3²=9 e, 9 dividido por 2, teremos 4,5, logo o resultado da área de A1 será A1=4,5π.

O melhor jeito de aprender multiplicação de decimais é aqui, clicando neste link!

5. Calculando a Área do Semicírculo Menor A2

Por ser um semicírculo também, obviamente a fórmula será A2=1/2πr².

O desafio para calcular a área A2 é identificar o raio deste semicírculo e, para isso, deverás prestar atenção ao ponto de encontro entre os dois semicírculos.

Por que é interessante ver esse ponto de encontro? Pois se desenhar um segmento a partir do centro do semicírculo de A2 com este ponto de encontro (que é o raio do semicírculo menor, que vamos chamar de r) e com o centro do semicírculo A1, vai ser um bom ponta-pé inicial para desenharmos um triângulo.

Claro que, a medida do segmento que vai do ponto de encontro dos semicírculos ao centro do semicírculo maior (A1), é o raio de A1, logo este segmento vale 3.

Seguindo do centro de A1 até o ponto de Aq, temos o mesmo raio do semicírculo de A1.

E agora podemos fechar este triângulo partindo do centro de A2 até o ponto de Aq de medida 6-r (porque a altura vale 6, e como a altura é constituida pela altura do triângulo e o raio do semicírculo r, a altura do triângulo terá 6-r, uma questão de lógica).

Se observares, é um triângulo retângulo de medidas r+3 (podemos garantir que é um segmento único pois os semicírculos são tangentes), 6-r e 3. E claro, é um triângulo retângulo pois a figura maior é um quarto de círculo, ou seja, o ângulo é 90º.

E para descobrirmos o raio do semicírculo menor, utilizaremos o Teorema de Pitágoras para calcular r.

5.1. Utilizando o Teorema de Pitágoras

Para relembrar, o Teorema de Pitágoras diz o seguinte: Que a Hipotenusa ao quadrado é igual a soma do quadrado dos Catetos.

teorema de pitágoras

No nosso exercício, a hipotenusa vale r+3 e os catetos valem 6-r e 3, portanto podemos utilizar o Teorema de Pitágoras substituindo estes valores na fórmula. (Isso para acharmos o r do semicírculo menor, então não desista, está quase lá!)

Como calculamos (r+3)²? Basta elevar o r ao quadrado, o 3 ao quadrado e multiplicar o expoente 2 por 3 e por r que vai dar +6r. O mesmo se faz para o (6-r)², elevando o 6 ao quadrado, o r ao quadrado e o expoente 2 multiplicando o r e o -6 que resultará -12r. E o só desce.

Os e os , como estão em lados opostos da igualdade, podemos cortar estes números.

Isolando o r, conforme o quadro a seguir com o passo a passo, chegaremos a r=2.

Podemos dar sequencia no cálculo de A2, então fique aí até o final deste post para saber a área hachurada desta figura.

5.2. Concluindo a Área de A2

Sabendo que o raio do semicírculo menor, ou seja, de A2, é igual a 2, basta substituir 2 em A2=1/2πr², ficando A2=1/2π2².

Resolvendo esta fórmula, como 2²=4 e relacionando 4 com 1/2, ou seja, devemos dividir 4 por 2, o que resultará em 2, ficando no final A2=2π.

Temos o resultado de Aq, de A1 e de A2, agora podemos finalmente calcular a área hachurada desta figura!

A melhor maneira de aprender o Teorema Fundamental da Trigonometria é AQUI!

6. Finalmente Calculando a Área Hachurada

Como já temos em mãos os valores de Aq, A1 e A2, bora calcular a área hachurada.

Sabendo que Aq=9π, A1=4,5π e A2=2π, basta substituir estes valores na nossa conta.

Visto que o π aparece em todas as parcelas, tu podes subtrair somente os números e manter o π.

Já que o resultado da área hachurada é 2,5π, isso significa que é 2,5 vezes o π. Sabendo que π=3,14, podemos multiplicar 3,14 por 2,5, logo teremos o nosso resultado!

Agora se quer assistir a aula que eu resolvo este exercício, basta CLICAR AQUI!

1 comentário em “área hachurada envolvendo círculos”

  1. Pingback: manipulando funções -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima