Você Sempre Errou… Equação de 1º Grau

Acredito que você sempre calculou errado uma equação de 1º grau ou te ensinaram errado na escola, mas neste post vou te ensinar a maneira correta de calcular este tipo de equação, então te convido a aprender através deste post que vai “explodir” a tua cabeça.
1. Como Geralmente te Ensinam a Calcular uma Equação de 1º Grau
Normalmente o teu professor deve ter te ensinado: “passa o número para o outro lado”, “inverte o sinal”, etc, mas se parar pra pensar, não tem lógica nenhuma ao fazer isso, mesmo que dê certo. Mas com o exemplo abaixo, vou te ensinar a maneira correta de calcular uma equação de 1º grau.

A pergunta que eu te faço é o seguinte: O que significa esta equação?
Na verdade o X (o que chamamos de variável) representa a incógnita desta equação, isto é, qual o valor que, multiplicado por 2, dividido por 3 e somado 5, resultará em 13? O desafio é descobrir esta incógnita.

Para descobrir este valor, é importante saber algumas técnicas, o que será visto no próximo tópico.
Quer aprender a manipular uma função de um jeito diferente? Basta CLICAR AQUI!
2. Como Resolver Uma Equação de 1º Grau?
São duas coisas que tu deves saber para resolver uma equação de 1 grau: A primeira é chegar no resultado do tipo X=nº ou nº=X, ou seja, ter em mente como meta isolar o X, isto é, deixar ele sozinho igual a um determinado número.

A segunda coisa que tu deves saber são as operações inversas, ou seja, o inverso da adição é a subtração e vice-versa e o inverso da multiplicação é a divisão e a volta também.

Sabendo dessas duas coisas, agora bora aprender a calcular esta equação.
Saiba resolver outros tiipos de equações… bastando CLICAR AQUI!
3. Calculando a Nossa Equação
Agora vou te ensinar a calcular da maneira correta uma equação de 1º grau com o nosso exemplo abaixo.

A ideia é chegar em um X=nº, ou seja, o X não pode ter nenhum número acompanhando ele antes do sinal de igual (=), porém, este X vem acompanhado do 2, do 3 e do 5.

E agora, como sumir com estes números? Daí a importância de saber o inverso das operações. Para começar, seria legal eliminar um dos números que estão em torno do X e, com uma baita dica, começa sempre com os números que estão somando ou subtraindo, neste caso, vamos começar eliminando o +5.

Como temos na equação um “+5”, o inverso da soma é a subtração, logo, para eliminarmos esta soma, temos que subtrair 5. Mas o segredo de resolver uma equação de modo correto é: Se faz uma determinada operação de um lado da igualdade, temos que fazer a mesma operação do outro lado da igualdade.

Fazendo as continhas, +5-5=0, isto é, os 5’s se anulam e 13-5=8.

3.1. Como Eliminar o 2 e o 3?
Temos o 2 e o 3 em torno do X, para eliminar eles, podemos começar com o 3 e, como o 3 está dividindo o X, isto é, sempre que o número estiver debaixo da variável, isto é, debaixo da letra, significa que o número 3 está dividindo o X.

Se o 3 está dividindo o X, te pergunto, qual o inverso da divisão? Multiplicação, logo temos que multiplicar por 3 em ambos os lados da igualdade.

Os 3’s do lado esquerdo da igualdade podemos cortar, já que 3/3=1 e 1 multiplicando qualquer coisa, não altera em nada. Do outro lado da igualdade, multiplicamos o 8 por 3, onde teremos 24.

Nos restou apenas o 2 ao lado do X. Quando tiver um número juntinho com a letra (variável), significa que o 2 está multiplicando o X e, como o inverso da multiplicação é a divisão, basta dividirmos por 2 nos dois lados da igualdade.

Os 2’s podemos cortar e, 24/2 teremos 12, logo o resultado da nossa equação será X=12 e está feito a conta!

Quer assistir o meu vídeo que explico esta e outra equação? CLICA AQUI!